
Cantarinha é uma criação de Isabel Sousa, estudante da Escola Secundária Francisco de Holanda
Foto: Município de Guimarães
A Cidade Berço será Capital Verde Europeia, em 2026, e já se conhece a mascote que vai marcar a imagem do evento, é inspirada na tradição da "Cantarinha dos Namorados". A proposta vencedora é uma criação de Isabel Sousa, estudante do Curso Profissional Técnico de Design Industrial da Escola Secundária Francisco de Holanda. A abertura da Guimarães 26 - Capital Verde Europeia está marcada para o dia 9 de janeiro
Corpo do artigo
A Cantarinha, como se vai chamar, inspira-se numa peça tradicional da olaria vimaranense, reinterpretada nas cores oficiais da Capital Verde Europeia. O símbolo pretende celebrar a identidade cultural do concelho e destacar os seus mais de 500 anos de tradição cerâmica. Segundo a organização, a escolha reflete "a ligação entre património, criatividade jovem e sustentabilidade", valores centrais do projeto que acompanhará o Município ao longo do ano em que Guimarães assume o título de Capital Verde Europeia.
O lema de Guimarães 26 - Capital Verde Europeia é "Inspira, respira", procurando simbolizar o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a vontade de se tornar um exemplo à escala global. A abertura da Capital Verde Europeia está marcada para o dia 9 de janeiro.

