A cidade da Guarda e a região Centro de Portugal vão acolher um dos eventos mais importantes da Ordem do Caminho de Santiago: o XXXV Capítulo Extraordinário. A iniciativa, organizada pelo Clube Escape Livre com o apoio da câmara municipal, Turismo Centro de Portugal e Diocese da Guarda, decorrerá no fim de semana.
Corpo do artigo
Esta reunião, a segunda mais importante do calendário da Ordem do Caminho de Santiago, promete dinamizar a cidade e posicioná-la como um ponto central no turismo religioso e cultural.
O programa do evento é diversificado e abrangente, oferecendo aos participantes diversas oportunidades de envolvimento. No sábado, dia 5 de abril, o Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda será palco de três conferências imperdíveis.
Pedro Gil de Vasconcelos partilhará a sua experiência como devoto do Caminho e realizador de duas curtas-metragens premiadas internacionalmente, sob o tema "O Primeiro Turista". Seguidamente, o historiador Joel Cleto abordará "O Caminho Português de Santiago: uma herança do Passado. Uma premência do Presente."
A sessão de conferências será encerrada pelo Comendador Norte de Portugal da Ordem do Caminho de Santiago, Pablo Rivera, que discorrerá sobre o "Comportamento dos peregrinos no Caminho de Santiago."
Um dos momentos altos do Capítulo será a cerimónia solene na Sé Catedral da Guarda, onde serão investidos 22 novos Cavaleiros e Damas da Ordem. A celebração prosseguirá com um jantar de gala no Hotel Versatile.
O domingo, dia 6 de abril, será dedicado à exploração de um troço do Caminho de Santiago que atravessa a região da Guarda. Os participantes terão a oportunidade de percorrer parte do percurso em veículos 4x4, culminando com uma visita ao Museu dos Lanifícios nos Meios. O centro histórico da cidade da Guarda será também palco de uma encenação histórica pelo grupo Hereditas. O evento encerrará com um almoço de confraternização nas Casas do Bragal.