O Clube Escape Livre celebra, amanhã (dia 1 de julho) o 12º aniversário da "Cápsula do Tempo – Guarda 2050", numa edição especial que abraça o Caminho de Santiago. Este enfoque temático surge na sequência de a cidade da Guarda ter recebido recentemente o XXXV Capítulo Extraordinário da Ordem de Santiago.
Corpo do artigo
A "Cápsula do Tempo", uma iniciativa nascida com o propósito de celebrar os 40 anos do Escape Livre, o programa de rádio dedicado ao automóvel mais antigo do país, marca anualmente a agenda da cidade da Guarda.
Enterrada junto à Torre de Menagem, na denominada "Encosta do Tempo", a cápsula encerra documentos, objetos e pensamentos de 40 personalidades, com o objetivo de oferecer uma imagem fiel da Guarda e do Mundo a uma nova geração, quando for aberta a 1 de julho de 2050.
As cerimónias de celebração, organizadas pelo Clube Escape Livre com o apoio do Instituto Politécnico da Guarda, em parceria com a Câmara Municipal da Guarda, Junta de Freguesia e com o patrocínio da SPAL e Coficab, vão decorrer na Encosta do Tempo.
Programa
Este ano, com o Caminho de Santiago como tema central, o programa inicia-se, pelas 15.30 horas, no Café-Concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG), de onde partirá um autocarro para o local de início de uma caminhada, no Caminho Nascente de Santiago.
Após o percurso a pé, os convidados serão recebidos no Largo Frei Pedro para a colocação de um QR Code no Marco do Capítulo de Santiago, um gesto que facilitará o acesso a informações sobre o trajeto aos futuros caminhantes.
Às 17.30 horas, na Torre de Menagem, o Conselheiro de Estado Luís Marques Mendes será o responsável por cinzelar o ano na "Encosta do Tempo", num momento que eterniza esta data. A cerimónia incluirá também a plantação de uma árvore, simbolizando a continuidade e o crescimento.
As celebrações continuam no Café-Concerto do TMG, a partir das 18 horas, com uma conferência intitulada "Os Passos do Peregrino". O orador convidado é Pedro Gil de Vasconcelos, jornalista e cineasta premiado mundialmente pelos seus trabalhos sobre o Caminho de Santiago, que promete uma reflexão profunda e inspiradora sobre a espiritualidade do percurso. A comunidade é convidada a participar, com as portas do Café-Concerto abertas a todos.
A finalizar a sessão, será realizado o lançamento de mais uma chávena SPAL da coleção "Chávenas do Tempo", da autoria do arquiteto António Saraiva, que se junta à cápsula para preservar o espírito deste tempo.