
Evento foi apresentado em Lisboa
Direitos reservados
O Clube Escape Livre e a Jeep vão recriar uma tradição com 400 anos, quando a neve da Serra da Estrela era transportada para a Corte, em Lisboa, para consumo e deleite da realeza.
Corpo do artigo
A apresentação oficial do evento decorreu no Martinho da Arcada, em Lisboa, um local simbólico, já que era ali que a neve de Manteigas era armazenada. A neve fresca levada do Covão da Ametade, na Serra da Estrela, era algo tão importante para a Corte e para os habitantes da capital que Eça de Queiroz, no livro "O Primo Basílio", confirmou que se podia tomar neve e sorvetes em Lisboa no Martinho da Arcada.
"Depois, diante do Martinho, falou em irem tomar neve; mas D. Felicidade receava a frialdade; Luísa tinha vergonha. Pelas portas do café abertas, viam-se sobre as mesas jornais enxovalhados; e algum raro indivíduo, de calça branca, tomava placidamente o seu sorvete de morango", escreveu Eça.
O evento, que tem o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) e das câmaras municipais de Manteigas, Alcochete e Lisboa, pretende mostrar como era a logística da época, unindo a história à inovação moderna.
Neve compactada
O ponto de partida da caravana, liderada pelo novo Jeep Compass, será em Manteigas, no dia 18 de setembro. A neve será cortada e compactada no Covão da Ametade e transportada, atravessando cidades como Proença-a-Nova e Abrantes.
A chegada à capital acontecerá a 20 de setembro, com a neve a ser transportada de Alcochete para o Terreiro do Paço numa embarcação histórica, o "Bote Leão". O percurso terminará no Martinho da Arcada, devolvendo a neve ao seu local histórico.
Para Sara Bravo, diretora de comunicação da marca, "este evento é uma oportunidade única para celebrarmos a história e a inovação" pois, "ao recriar uma tradição com mais de 400 anos, o "Jeep Dá Neve a Lisboa" permite-nos apresentar o novo Jeep Compass, modelo que vai liderar esta caravana simbólica e que traduz os valores da marca: capacidade de superação, tecnologia e espírito de aventura. Unimos passado e futuro numa viagem que é tão simbólica quanto emocionante".
Promoção das Beiras
Por outro lado, António Miraldes, secretário executivo da CIMRBSE, destacou o facto de "a CIM Região Beiras e Serra da Estrela continuar a aceitar estes desafios que visam promover toda a nossa região".
"Temos um território cheio de histórias e estórias, com muito para conhecer e descobrir. E é, sobretudo nestas alturas, depois de viver os momentos trágicos que viveram, que as nossas gentes mais precisam que as visitem e as venham conhecer. Estamos, como sempre, de braços abertos", refeiu.
Já para Rui Rosado, da Marinha do Tejo, "é importante recordar esta história e são precisamente eventos como estes que fazem com que a Marinha do Tejo continue hoje a manter vivas embarcações históricas que outrora eram o motor das cidades e do país."
O "Jeep dá Neve a Lisboa" tem o patrocínio da Jeep, o apoio institucional da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela, Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, Turismo do Centro, câmaras de Manteigas, Alcochete, Lisboa e Guarda, da Marinha do Tejo, da Bridgestone, First Stop, SPAL, Valorpneu e RFM.

