Câmara tem a decorrer um concurso público internacional para conceção e implantação de uma obra de arte que seja um tributo às figuras carnavalescas locais.
Corpo do artigo
Não se sabe bem quando tiveram origem. Mas os Cardadores de Vale de Ílhavo são um grupo secreto, exclusivamente masculino, que sai à rua no Carnaval com as suas imponentes máscaras coloridas. Saltam, urram e correm atrás das raparigas. Agora, vão ser homenageados pela Câmara de Ílhavo. A autarquia anunciou que tem a decorrer um concurso público internacional “de conceção para a realização e implantação de obra de arte escultórica em espaço definido pelo município, em Vale de Ílhavo, sobre o tema: Cardadores”. O custo da peça pode ascender aos 40 mil euros.
A escultura, segundo a autarquia, “visa celebrar e eternizar esta figura identitária do Carnaval de Vale de Ílhavo, que tem levado o nome do município além-fronteiras, pelas suas características e rituais tão peculiares”.
O município adiantou que se dispõe a pagar pelo procedimento de execução e implementação da obra de arte um máximo de 40 650 euros, acrescidos de IVA. A mesma será colocada junto à sede da “Associação Os Cardadores de Vale de Ílhavo”.No e
ntanto, o primeiro classificado no concurso – que decorre até 9 de abril – vai receber um prémio de cinco mil euros e o segundo de 2500. De resto, os participantes cujos trabalhos “se distingam pela sua singularidade” poderão receber menções honrosas. Depois, está planeada uma exposição com os projetos admitidos a concurso.
Figuras peculiares locais, os Cardadores saem à rua em tempos de Carnaval, com uma máscara feita de cotim, pele de carneiro, cortiça, bigodes de vaca, duas asas e fitas coloridas. E deixam no ar, por onde passam, o odor a perfume “Tabu”. Além disso, usam roupa interior antiga de mulher, um lenço de tricana, meias até ao joelho e um barulhento cinto com sinos. Nas mãos, envergam cardas, tradicionalmente utilizadas para a tecelagem de lá, para “cardar as raparigas”, encostando-lhes o objeto de madeira, enquanto saltam por entre urros.