Cardeal Tolentino entrega coroação pontifícia a Nossa Senhora da Soledade em Mafra
Distinção Papal já foi entregue na Basílica do Sameiro, em Braga, e no Santuário de Fátima.
Corpo do artigo
O cardeal José Tolentino de Mendonça vai coroar, este domingo, em nome do Papa Francisco, a imagem de Nossa Senhora da Soledade, na Real Basílica de Mafra, depois de o Papa Francisco, em 2020, ter concedido “a coroação pontifícia”. A distinção papal, através do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, confirma a “extraordinária concessão a Portugal e, em particular, à população de Mafra” e vai ser entregue depois da cerimónia ter sido adiada devido à pandemia.
Esta é a terceira vez que Portugal recebe uma coroação pontifícia. Depois de Nossa Senhora do Sameiro, em 1904, e Nossa Senhora de Fátima, em 1946, a Santa Sé reconhece a “devoção à Santíssima Virgem presente na veneranda imagem da Soledade da Real Basílica de Mafra, com o propósito de estender a todo o orbe católico a importância deste título mariano e o seu culto, fortalecendo assim a piedade cristã nas suas mais diversas expressões”.
Em comunicado, a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra refere que a distinção papal “fortalece a piedade cristã nas suas mais diversas expressões”. A Basílica de Mafra pertence à diocese de Lisboa e faz parte do sítio cultural do Real Edifício de Mafra, classificado como Património Mundial pela Unesco.
A missa de coroação, presidida por Tolentino de Mendonça, realiza-se às 11 horas de domingo, mas a celebração começa este sábado à tarde, pelas 18.45 horas, com “as vésperas solenes de Nossa Senhora”, com seis órgãos e carrilhão na Real Basílica de Mafra. Esta noite, será realizada a primeira execução moderna do Magnificat de Marcos Portugal, que não é tocado publicamente desde D. João VI.
As cerimónias religiosas vão também encerrar o IV Fórum Pan-Europeu de Irmandades, que pela primeira vez se realiza em Portugal, evento a que se associa a Presidência da República, o Dicastério para a Evangelização e o Conselho das Conferências Episcopais Europeias.