Careto AirShow gera impacto económico de 1,3 milhões de euros em Trás-os-Montes
O festival aéreo Careto Airshow, que este ano se realiza nos dias 20, 21 e 22 de junho, em Bragança, gera um impacto económico de mais de 1,3 milhões de euros, adiantou esta terça-feira a organização, durante a apresentação da iniciativa.
Corpo do artigo
Segundo dados da organização, a cargo do Aero Clube de Bragança e do Município, o Careto AirShow “gera um impacto económico na ordem dos 800 mil euros na cidade e um retorno promocional da região superior a meio milhão de euros”.
Para o Aero Clube de Bragança, presidido por Nuno Fernandes, o retorno “não é quantificável em números e muito menos em euros”. O mais importante “é perceber que consegue mobilizar mais de 100 voluntários, que colaboram no trabalho diversificado, todos com o mesmo nível de empenho, esforço e motivação", nota o dirigente, que destaca "a alegria dos visitantes de todas as idades que ficam deliciados por ver os aviões" e a dos que "voam pela primeira vez".
Este ano, o festival cresce em todas as vertentes e diversifica o programa, no ar e em terra. Segundo Nuno Fernandes, o evento “está consolidado” e “transformou-se numa referência ibérica”.
O encontro atrai anualmente mais de 130 aeronaves, que representam, entre pilotos e tripulantes, aproximadamente 400 pessoas.
O espetáculo de acrobacia aérea atrai milhares de pessoas ao Aeródromo Municipal de Bragança. Além do grupo de pilotos acrobatas, que, anualmente, faz questão de regressar, os Patrulha Fantasma, duas aeronaves completamente distintas, são, também, outra presença assídua. Outra grande aposta são os voos solidários, cuja receita reverte para instituições de solidariedade social.