Um careto avatar vai dar informação aos turistas sobre as Terras de Trás-os-Montes. O projeto de inteligência artificial (IA) para a criação de um Guia Turístico Virtual vai custar cerca de 178 mil euros.
Corpo do artigo
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM) vai investir perto de 178 mi euros para implementar um projeto de informação aos turistas, com recurso a inteligência artificial. Para o efeito, esta entidade celebrou um contrato de financiamento com o Turismo de Portugal que visa a criação de um Guia Turístico Virtual, que irá “fornecer informação turística sobre o território”, adiantou uma fonte da CIMTTM ao JN. A solução oferece aos visitantes uma nova forma de explorar o território através de um avatar que assumirá a forma de um careto.
O Guia Turístico virtual estará acessível através do website das Terras de Trás-os-Montes, dos sites dos nove municípios que integram as Terras de Trás-os-Montes e de QrCodes instalados nos pontos turísticos. “Tal permitirá aos utilizadores interagir através de texto ou voz para obter informações detalhadas sobre o território e os vários pontos turísticos e em diversas línguas. Esta solução está desenhada para garantir garante acessibilidade e inclusão, proporcionando uma experiência personalizada e imersiva”, indicou a fonte.
Segundo a CIM, o projeto tem vários benefícios, "desde a disponibilidade contínua, com informações turísticas acessíveis em qualquer lugar e a qualquer hora; a interatividade e personalização, que faculta sugestões de visitas adaptadas aos interesses dos utilizadores, a promoção integrada do território; incentivo à exploração de todos os nove concelhos das Terras de Trás-os-Montes; a sustentabilidade e inovação, com o uso de IA para uma abordagem moderna e eficiente na disponibilização de informação e divulgação turística".
A CIM das Terras de Trás-os-Montes considera que se trata da aposta “numa estratégia inovadora de divulgação”, reforçando a competitividade turística da região e dinamizando a economia local. “A assinatura deste contrato marca um passo significativo para a digitalização da experiência turística promovendo a sustentabilidade e inovação no setor”, acrescenta a fonte da CIMTTM.