Os Caretos de Podence querem atribuir o nome Papa Francisco ao largo da capela desta aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, onde no Carnaval foi inaugurado um mural dedicado ao Sumo Pontífice falecido na segunda-feira.
Corpo do artigo
A Associação dos Caretos de Podence vai submeter um pedido formal à Junta de Freguesia de Podence e ao Município de Macedo de Cavaleiros para que o largo da capela, onde se encontra o mural, passe a chamar-se Praça do Papa Francisco.
“Esta proposta surge como forma de agradecimento e reconhecimento pela audiência concedida pelo Santo Padre à comitiva dos Caretos de Podence, no passado dia 22 de janeiro de 2025, no Vaticano. A receção calorosa por parte do Papa Francisco foi um momento marcante na história da tradição dos Caretos, reforçando a sua projeção internacional e o seu valor enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade”, explica a associação num comunicado.
O objetivo daquela associação, com a nova denominação do largo, “pretende perpetuar este momento simbólico de encontro entre tradição popular e espiritualidade, unindo a autenticidade do Entrudo Chocalheiro ao espírito de fraternidade e acolhimento promovido pelo Papa Francisco. Com a sua partida, este gesto ganha dimensão eterna, um encontro entre tradição e fé que ficará para a história”, acrescentam na mesma nota.