A organização do Carnaval de Torres Vedras revelou esta terça-feira que, apesar de não haver tolerância de ponto na função pública, o certame registou este ano um aumento de 50 mil pessoas relativamente a 2011 e um lucro de 100 mil euros.
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"Entre sexta (dia 17) e quarta-feira (22) recebemos 350 mil visitantes", disse à Lusa António Esteveira, presidente da Promotorres, empresa municipal responsável pela organização do Carnaval de Torres Vedras.
O aumento de 50 mil pessoas em relação ao ano passado, é um dos aspetos a contar para o "balanço altamente positivo" feito esta terça-feira pela organização numa conferência de imprensa para apresentar os resultados do Carnaval "mais português de Portugal".
Não obstante "uma ligeira diminuição de público" no corso de terça-feira à tarde, António Esteveira considera que "a intolerância de ponto reverteu a favor do Carnaval, em termos de exposição mediática".
"A contestação inteligente com que marcámos os nossos pontos de vista, sem sermos arruaceiros", terá contribuído, segundo o responsável pela Promotorres, "para dar mais visibilidade ao Carnaval" que além da transmissão em direto num canal televisivo, contou com cobertura internacional por parte de órgãos de informação do Brasil, Espanha, Alemanha e França.
Com um orçamento de 418 mil euros, o Carnaval registou "um resultado positivo de 100 mil euros", tendo o aumento de receitas de bilheteira compensado um decréscimo na publicidade.
O resultado, ainda que provisório, tem já em conta a comparticipação camarária expressa num subsídio à exploração, para apoio à realização do corso escolar e dos desfiles de domingo e de terça-feira de Carnaval.
O balanço positivo estende-se ainda à segurança, com o registo de apenas cerca de 30 ocorrências de "pequena gravidade", relativos a furtos e agressões, sendo que a organização não dispõe ainda de "dados concretos em relação a ocorrências hospitalares, até porque é difícil distinguir, para além das relacionadas com excesso de álcool, quais as que têm diretamente a ver com o Carnaval", sustenta o mesmo responsável.
Dados que levam a Promotores a equacionar "repetir parcerias com as televisões" na próxima edição do Carnaval que, no próximo ano "poderá sofrer alguns ajustes dependendo das alterações ao calendário escolar e da manutenção ou não da interrupção letiva nesta época", conclui António Esteveira.