O desfile de Carnaval noturno vai regressar às ruas de Caminha no próximo 12 de fevereiro. A câmara local aprovou na quarta-feira as normas de participação e já abriu inscrições no site da autarquia. O prémio mais alto é de mil euros, mas, nas outras categorias, há prémios entre 700 e 25 euros.
Corpo do artigo
O já tradicional cortejo que habitualmente é invadido por participantes galegos, com as suas famosas comparsas (grupos temáticos organizados), atrai todos os anos milhares de pessoas ao centro daquela vila. Em 2023, participaram cerca de 1500 foliões e, este ano, segundo comunicado divulgado pela câmara, “com uma fasquia cada vez mais elevada, a organização acredita que o número de participantes e visitantes, nomeadamente o número de grupos, comparsas e figurantes galegos, seja mais elevado”.
O percurso do desfile, que chega a demorar cerca quatro horas, começa na Rua Visconde Sousa Rego, e atravessa o centro da vila, passando pela Praça Conselheiro Silva Torres e termina na Rua de São João. A participação galega costuma marcar o evento, com grandes grupos com centenas de integrantes.
“A apreciação do júri terá em conta aspetos como a criatividade, a coreografia, a interação com o público, a originalidade do tema, a plasticidade, os figurinos e adereços, a alegria e animação do participante”, informa a autarquia, que organiza o desfile com apoio da União de Freguesias de Caminha e Vilarelho. Por categorias, os prémios variam entre os 1000 e 100 euros para as comparsas (mais de 30 participantes), 700 e 70 euros para grupos (entre 4 e 30 participantes) e 100 a 25 euros para os disfarces individuais (até três participantes).