A Feira da Gastronomia de Vila do Conde começa sexta-feira nos Jardins da Avenida Júlio Graça. Iniciativa decorre até dia 25 de agosto.
Corpo do artigo
Arouquesa, barrosã, mirandesa, de porco preto alentejano e de bovino certificada da Madeira – as carnes dos pratos mais tradicionais de Trás-os-Montes, Douro Litoral, Alentejo, Alto Tâmega e Barroso e Madeira estarão, a partir de sexta-feira, reunidas nos Jardins da Avenida Júlio Graça, em Vila do Conde, para a Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia, que decorre até 25 de agosto. O tema do certame, que será inaugurado às 18 horas, propõe um roteiro pelos pratos que evocam as memórias dos “Lugares de Camões”, como forma de celebrar os 500 anos no nascimento do poeta.
Estas regiões serão representadas por cinco restaurantes na ala central do recinto, mas os visitantes do espaço poderão também contar com vários petiscos: do pão tradicional aos bolos e biscoitos, dos enchidos às carnes fumadas, passando pelos queijos, compotas, ervas aromáticas, azeites e vinagres e até chás, infusões, vinhos, espumantes e digestivos.
Demonstrações
Além de propostas de várias petisqueiras, a oferta da feira complementa-se com nove demonstrações de cozinha, sempre às 19 horas.
A primeira sessão será no sábado, com o chef Paulo André, do restaurante “Rio by Paulo André”, de Vila do Conde. Foram também convidados dois profissionais com estabelecimentos minhotos: o chef Diogo Novais, do restaurante “Porinhos”, em Fafe, e a chef Ana Patrícia Correia, da pastelaria “Marupiu”, de Famalicão.
A iniciativa é organizada pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e pelo Município. A entrada é gratuita.