Dois amigos foram atropelados à porta de casa, à face da EN204/5, na freguesia da Carreira, Famalicão, por um automóvel desgovernado. Bárbara, de 16 anos, sofreu apenas ferimentos ligeiros, mas Rui, de 25, teve de amputar uma perna.
Corpo do artigo
Eram cerca das 20.30 horas de anteontem, quando Bárbara Sofia Veloso, após o jantar, foi à porta falar com Rui, um amigo que entretanto ali passava. Na conversa, a jovem sentou-se no degrau que separa a habitação do passeio, enquanto que Rui continuou de pé.
Os dois amigos seriam colhidos por um automóvel que se despistou. O Opel Corsa, que seguia no sentido Carreira/Delães, ainda embateu contra um muro antes de atropelar Bárbara e Rui.
"A minha neta sentou-se no degrau e ficaram a falar quando veio o carro desenfreado", contou Maria Conceição Silva, avó de Bárbara, recordando a aflição que sentiu ao ouvir o estrondo da colisão.
"Podia tê-los morto. Foi um grande susto quando ouvi o barulho", disse Conceição Silva, explicando que, mesmo depois de colher os jovens, o carro ainda foi embater na porta de uma outra habitação contígua. "Como a minha neta estava sentada na parte da porta que estava aberta ainda tentou arrastar-se para trás, mas o amigo já não conseguiu", narrou.
Bárbara Sofia ficou com hematomas nas pernas e já teve alta hospitalar, enquanto que Rui foi operado, tendo ficado sem uma perna. Está internado no Hospital de Famalicão. O condutor sofreu apenas ferimentos ligeiros.
Emília Barbosa, que mora na casa ao lado da de Conceição, também se assustou. "Estava no terraço, na parte de trás a jantar, e ouvi um grande estrondo. A casa até abanou. Depois, ouvi gritos e viemos logo ver o que tinha acontecido", referiu.
Segundo Emília Barbosa, um outro acidente, há alguns anos, já lhe tinha deitado abaixo parte da frente da casa. "Mas nos últimos anos não tem havido grandes acidentes, com excepção de um atropelamento mortal", acrescentou. O marido deixou o alerta: "Isto é uma recta e as pessoas às vezes esquecem-se de cumprir".
Os Bombeiros de Riba de Ave socorreram as vítimas e a GNR local também esteve presente.