<p>Um carro destravado levou à destruição de uma conduta de gás e à evacuação de seis edifícios, ontem à tarde, na Rua Dr. Manuel Gomes da Silva, no centro do Cartaxo. Os Bombeiros Municipais estimam que cerca de 150 pessoas tenham sido retiradas das suas casas, no seguimento da fuga de gás, não tendo havido, no entanto, danos materiais ou pessoais. Os habitantes voltaram para casa por volta das 16 horas.</p>
Corpo do artigo
O acidente ocorreu por volta das 14 horas, quando uma viatura estacionada galgou o passeio e passou por cima de uma caixa com contador. Segundo fonte dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, o condutor ter-se-á esquecido de puxar o travão de mão, levando a que o carro andasse e embatesse na caixa.
A mesma fonte indica que a maior dificuldade da operação consistiu em fechar as torneiras, uma vez que a caixa foi arrancada por baixo. "O problema era o sítio do corte", afirma. A conduta só foi bloqueada após acção do piquete da Tagusgas, empresa responsável pelo fornecimento, que chegou ao local cerca de 45 minutos depois do acidente.
Os edifícios envolvidos na evacuação foram quatro prédios de seis andares e duas vivendas, e a conduta afectada fornecia gás para uma das vivendas. Segundo os Bombeiros, o número de pessoas a ser retiradas dos edifícios teria sido muito maior se a fuga de gás tivesse ocorrido durante a noite.
Os habitantes da rua foram aconselhados a deixar as janelas abertas para evitar a concentração de gás.
Na operação, estiveram envolvidos três veículos de tanque, uma viatura de combate a incêndios urbanos, um carro de comando e um de apoio. Por precaução, foi ainda deslocada para o local uma ambulância.