Carros mal estacionados em “romaria” para ver a neve dificultam limpeza das estradas
Autarca de Montalegre apela “a condução segura” aos turistas que sobem à Serra do Larouco para ver a neve.
Corpo do artigo
A neve está a atrair uma multidão de turistas à serra do Larouco, em Montalegre, este sábado, criando dificuldades de circulação dos meios que estão no terreno a limpar estradas, devido a carros mal-estacionados nas bermas dos principais acessos.
Os carros mal estacionados de pessoas que foram ver a neve estão a obrigar as autoridades, como GNR e Proteção Civil, a um esforço redobrado para transmitir informações sobre condução e estacionamento em segurança, de modo a evitar dificuldades aos meios e trabalhadores que andam no terreno a desobstruir e a limpar as vias de comunicação. “É uma verdadeira romaria de visitantes, o que é bom para o concelho, admitiu a presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes Alves.
“Para os limpa-neves operarem é preciso que as vias não estejam condicionadas com trânsito”, explicou a autarca, que recomenda prudência aos que se dirigem para aquela zona. “É preciso que os motoristas tenham as devidas precauções e, se querem subir à serra do Larouco, para ver a neve, é melhor usarem correntes de neve nos veículos, porque nessas vias de acesso os bombeiros acabam de limpar, mas como continua a nevar as estradas voltam a ficar com neve rapidamente”, acrescentou Fátima Fernandes Alves.
A Proteção Civil Municipal e os Bombeiros Voluntários de Montalegre estão no terreno desde as primeiras horas da manhã para criar condições de circulação em segurança a pessoas e viaturas. “Os bombeiros têm mais de 12 equipamentos no terreno, a que acrescem outros 10 das equipas municipais, como máquinas de rasto adaptadas para limpa-neves. Está ainda a ser espalhado sal”, indicou a autarca, dando nota de que não havia estradas cortadas ao trânsito, cerca das 15 horas deste sábado.
A Proteção Civil está de prevenção e em prontidão para acudir a qualquer situação e para acautelar as condições de segurança para a circulação na estrada, durante a noite e madrugada. “Estaremos atentos a qualquer impedimento de mobilidade para evitar que haja constrangimentos ao ato eleitoral amanhã e para que este se processe com toda a naturalidade para quem queira ir votar e exercer esse direito” afirmou Fátima Fernandes Alves.
Também nas zonas mais altas do concelho de Bragança caiu neve este sábado, mas, segundo uma fonte do Comando Regional de Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, não há registo de estradas cortadas.
Os Bombeiros Voluntários de Bragança foram solicitados pelo Centro Social e Paroquial de Santa Comba de Rossas para os ajudar a distribuir refeições aos utentes do apoio domiciliário residentes em aldeias, como Rebordainhos, uma vez que a instituição não dispõe de carrinhas com tração às quatro rodas, mais seguras para fazer viagens em zonas com neve e gelo.
O segundo comandante dos Voluntários de Bragança, Paulo Ferro, indicou que asseguraram o transporte de 18 refeições na manhã deste sábado.