Carta do candidato do PS aos jovens aquece campanha autárquica em Vila do Conde
O candidato do PS à Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, enviou uma carta de apelo ao voto a todos os jovens do concelho que vão às urnas pela primeira vez no próximo domingo. A missiva tem o nome e a morada de cada eleitor. A coligação PSD/CDS fala numa grave violação da proteção de dados e já apresentou queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD). O Chega diz que "na política não pode valer tudo". Já Vítor Costa, atual presidente da autarquia, garante que utilizou "só meios legítimos", mas não especifica.
Corpo do artigo
"Há sempre uma primeira vez para tudo". É esta a primeira frase da carta. Com uma dezena de curtas frases, a missiva apela aos jovens para que votem, lembra que o PS tem um movimento jovem e termina dizendo: "O voto PS é um voto seguro no teu e nosso futuro". Assina "o candidato a presidente da Câmara, Vítor Costa". O documento foi enviado para todos os jovens do concelho que votam pela primeira vez no domingo. No envelope, o nome e morada de cada um.
"Com que meios e formas teve o candidato Vítor Costa acesso aos nomes e endereços das habitações dos jovens do concelho?", questiona a coligação PSD/CDS, que considera ter existido "um grosseiro atropelo da legalidade e do direito destes jovens à proteção dos seus dados pessoais". Para a "Aliança por Vila do Conde", o "ato inusual revela a posse de dados privados sujeitos a proteção, que só poderão ter sido obtidos através de bases de acesso restrito, alheias às possibilidades de uma qualquer candidatura" e reservadas "a certas entidades, como as autarquias". Fica assim a suspeita de que o presidente da Câmara, Vítor Costa, estará a usar as bases de dados da autarquia em prol da sua candidatura.