Um computador faz parte da composição do cartaz da Romaria d'Agonia de Viana do Castelo deste ano, quebrando mais de 200 anos de tradição.
Corpo do artigo
A tradicional Mordoma trajada e com ouro ao peito, que sempre dá rosto ao cartaz da Romaria d'Agonia, surge nesta edição, sentada olhando para o ecrã de um computador e com um quadro com a imagem da padroeira das festividades ao lado.
O trabalho, da autoria do fotógrafo Luís Carlos Araújo Lagadouro, retrata a forma como vão ser celebradas as festas este ano. Teresa Viana, de 27 anos e residente em Vila Nova de Anha, Viana do Castelo, dá o rosto à romaria, que será vivida no espaço virtual devido à pandemia. "
"Sentir as festas d'Agonia" é o lema da edição 2020 das festas de Nossa Senhora d'Agonia, que todos os anos leva milhares de pessoas a Viana do Castelo. A VianaFestas, que organiza as festividades, apresentou o cartaz esta segunda-feira e um programa alternativo, para as datas de 19 a 23 de agosto, que contempla conteúdos digitais e a apresentação de um filme sobre a festa num "espaço [online] intergeracional".
"Foram as ferramentas que encontramos para viver as nossas festas. E por favor partilhem", apelou Luís Nobre, que recentemente assumiu a presidência da VianaFestas. O também vereador do Urbanismo na Câmara de Viana referiu-se ao cartaz como "arrojado", mas afirmou que o júri apostou nele por se adequar ao momento e ao formato também inédito da festa.
O autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, classificou como um "momento difícil que nem no pesadelo mais horrível poderia imaginar", a decisão de não realizar as festas no figurino habitual. Reconheceu que a opção "irá afetar a economia" do município, mas frisou que, por outro lado, "através dos meios tecnológicos, a festa deste ano vai chegar a muito mais gente". "Preservando a vida que é o nosso bem maior, não deixamos de fazer a nossa festa e de sentir a nossa festa", afirmou, admitindo eventuais dificuldades em "explicar" o novo formato às gentes de Viana. Mas concluiu: "Não me peçam para abdicar das questões da saúde e da preservação da vida".
Para acompanhamento à distância da Romaria d'Agonia, através da Internet, será disponibilizada na página www.festasdagonia2020.com.