A Casa de Saúde São João de Deus, em Barcelos, tem 75 pessoas infetadas com covid-19.
Corpo do artigo
Trata-se de 63 utentes e 12 colaboradores. Cinco utentes estão internados em unidades hospitalares. Em comunicado, a instituição afirma que "a maioria" dos infetados estão assintomáticos e "em isolamento, de acordo com as indicações das entidades competentes/autoridade de saúde".
A instituição, que dá resposta no âmbito da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e paliativos e que conta com 300 utentes internados e um universo de 160 colaboradores, afirma que tem realizado todos os testes conforme critérios epidemiológicos: "Todos os estabelecimentos do Instituto São João de Deus têm implementado planos de contingência, atualizados regularmente e dinamicamente e de acordo com as orientações da Direção-Geral de Saúde".
"Os planos de contingência, baseados numa estratégia de cluster como medida preventiva e numa política de testagem preventiva, incluem zonas de isolamento/espaços de contingência claramente definidas e os profissionais de saúde estão formados e informados sobre as precauções a tomar e os procedimentos a implementar", acrescenta a instituição.
As famílias dos utentes infetados foram já todas contactadas e estão a par das medidas implementadas.
Refira-se que já em maio, a Casa de Saúde São José, também do Instituto São João de Deus, localizada em Areias de Vilar, Barcelos, apresentou 47 casos de infeção por covid-19. Tratava-se, na altura, de 42 utentes e cinco colaboradores.