A casa onde nasceu Almeida Garrett, no Porto, está à venda por 3,8 milhões. O futuro do imóvel está por definir, mas a imobiliária diz que estão aprovados um pedido de informação prévia para apartamentos e comércio, com 13 frações, e um projeto de arquitetura para hotel de charme com 29 quartos e restaurante.
Corpo do artigo
Isto "permite uma diversificação de abordagem para investimento", indica o anúncio do imóvel, disponível no site da Metro 3 Real Estate. De acorco com o Porto Canal, que noticiou a venda, o lote em causa, que inclui dois edifícios, "foram adquiridos em 2017 e 2018 pela sociedade anónima Midfield - Imobiliária e Serviços, com sede na Avenida da Boavista, detida pelos mesmos membros do conselho de administração da Teak Capital, um fundo de investimento da família Moreira da Silva".
O interior do prédio onde nasceu o escritor Almeida Garrett, na zona das Virtudes, a dois passos da Cordoaria, foi destruído por um incêndio em 2019. Na altura, a Câmara do Porto ainda terá tentado comprar o imóvel para ali instalar o Museu do Liberalismo, mas o valor pedido terá deitado por terra o negócio.
O lote em que se integra o edifício tem 1616 metros quadrados e frente para duas ruas.