Localizada no recinto do Hospital de S. João, a Casa Ronald McDonald do Porto está a assinalar uma década de existência, ao longo da qual apoiou mais de 960 famílias com crianças em tratamento hospitalar.
Corpo do artigo
O espaço que é "casa longe de casa" e acolhe famílias de longe com crianças internadas ou em tratamento hospitalar no Porto, está a comemorar uma década e já apoiou mais de 960 famílias desde que foi criada. Com capacidade para alojar 12 famílias em simultâneo, a Casa Ronald McDonald do Porto apoiou, em 2022, mais de 120 agregados que tiveram de se deslocar de casa para oferecer tratamento médico aos mais pequenos no Centro Hospitalar Universitário de S. João e no IPO-Porto.
Ao oferecer às famílias estadia e dormida gratuitas durante todo o ano, a Casa Ronald McDonald do Porto pretende que os utentes que recorrem a esta valência possam ficar junto dos menores que se encontram em tratamento "num ambiente confortável e tranquilo, criando força emocional para cuidar e dar toda a atenção necessária às suas crianças nestes momentos mais difíceis", como destaca a organização.
Em 2022, ao apoiar mais de 120 famílias, a Casa Ronald McDonald do Porto, que pertence à Fundação Infantil Ronald McDonald, ofereceu a estes utentes mais de 3800 noites e 980 refeições, tendo os voluntários da casa oferecido mais de 1800 horas de voluntariado.
"A celebração do 10º aniversário da Casa Ronald McDonald do Porto é um marco que nos traz um profundo sentimento de missão cumprida. Esta Casa é um dos projetos da Fundação Infantil Ronald McDonald em Portugal, representando um papel crucial no apoio às famílias que acompanham as crianças internadas ou em tratamento hospitalar no hospital de São João e no IPO no Porto", destaca Marta Sousa Pires, diretora executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald, salientando que a casa "reforça a importância que a família tem no processo de recuperação das crianças, durante um período desafiador na vida destas famílias".
Além desta Casa, inaugurada em 2013, a Fundação Infantil Ronald McDonald conta também com a Casa Ronald McDonald de Lisboa, localizada perto do Hospital Dona Estefânia, e que apoia o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, um Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e a Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do Hospital São João, no Porto. A Fundação Infantil Ronald McDonald apoia oito hospitais em Portugal e tem cerca de 300 voluntários.