Realiza-se na sexta-feira, às 15 horas, na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, Vila do Conde, o funeral de Gualter Maio e Maria Fernanda Maciel, o casal de emigrantes que morreu num violento acidente de autocarro em Veneza, Itália.
Corpo do artigo
Gualter, de 58 anos, e Maria Fernanda, de 56, viviam há 30 anos em Hamburgo, na Alemanha. Tinham estado nas Caxinas em agosto, local onde moram os seus pais, sogros e irmãos.
Estavam de férias em Veneza, para onde tinham rumado de carro, a partir de Hamburgo. No dia 3 de outubro, os dois portugueses faziam parte de um grupo, quase todos turistas estrangeiros, que regressava, de autocarro, ao parque de campismo, depois de um dia passado em Veneza. Sem que ainda se saiba exatamente o que aconteceu, o autocarro elétrico despistou-se, derrubou os rails e caiu de um viaduto com 15 metros de altura. Capotou e incendiou-se de imediato. Morreram 21 pessoas, entre eles os dois portugueses, nove ucranianos, quatro romenos, três alemães, um italiano, um croata e um sul-africano.
Apesar de viverem há 30 anos na Alemanha e de lá terem os dois filhos, o casal será enterrado nas Caxinas, a sua terra natal e onde ambos têm família. O velório decorre na sexta-feira, na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte. Depois, haverá um cortejo fúnebre entre a Capela e a Igreja do Senhor dos Navegantes, seguindo-se a missa de corpo presente, às 15 horas.