Um casal, com cerca de 60 anos, passou a noite perdido num barco "à deriva" na albufeira da Barragem de Alqueva, no Alentejo, e só foi encontrado ao início da manhã de hoje, domingo.
Corpo do artigo
O major Paulo Pereira, relações públicas do Comando Distrital de Évora da GNR, adiantou à agência Lusa que o casal, que estava à pesca, foi encontrado no barco, quase em hipotermia, por militares da corporação, cerca das 07:00.
Depois de várias horas de buscas, efectuadas pela GNR e bombeiros, numa noite com chuva, frio e nevoeiro, o barco com o casal, foi encontrado a cerca de 1,5 milhas de terra, próximo de Mourão, distrito de Évora, acrescentou a mesma fonte.
"As pessoas, residentes na zona de Loures, perderam-se ao cair da noite, ficando o barco à deriva", explicou o oficial da GNR.
Após serem encontradas, adiantou o major da GNR, as pessoas receberam assistência e regressaram à autocaravana, com reboque para o barco, onde estavam instaladas nas proximidades de Mourão.
O alerta, segundo a fonte da GNR, foi dado por uma mulher, nos arredores de Mourão, cerca das 18:00 de sábado, que tinha travado horas antes conhecimento com o casal, que disse que ia à pesca, e estranhou o facto de não regressarem quando já estava de noite.
De acordo com o major Paulo Pereira, a GNR, com duas embarcações, dos destacamentos de Reguengos de Monsaraz e Moura, com o apoio de bombeiros de Mourão, e mais duas embarcações, uma da Protecção Civil, e outra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz, iniciaram as buscas até às 03:00.
Segundo a mesma fonte, as buscas reiniciaram cerca das 06:00, com um nevoeiro serrado a dificultar as operações, com as embarcações a navegarem, com o apoio de um GPS, muito próximas uma das outras, tendo o barco com o casal sido encontrado uma hora depois.