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Um casal abasteceu a viatura numa estação de serviço da BP de Santarém, na segunda-feira, pouco depois da meia-noite, e, quando foi pagar, viu que o valor cobrado por litro de gasóleo era superior ao anunciado no placar. A funcionária reconheceu o erro, mas exigiu o pagamento do montante mais elevado, que os clientes se recusaram a entregar, chamando a Polícia.
Apesar de ter apresentado queixa no Livro Amarelo e chamado a PSP, a falta de entendimento entre as partes levou o casal a abandonar o local sem pagar. O auto de notícia, a relatar o sucedido, foi enviado para o Ministério Público.
"Não estão em causa os 4,70 euros a mais, mas a prepotência e a má educação da funcionária, que nos disse que ou pagávamos o valor da bomba ou fazia um auto de fuga", explica Sónia Calado, que partilhou ontem o episódio no Facebook. Mas se para a empresária da Marinha Grande esse montante é irrelevante, Sónia Calado acredita que o mesmo "pode fazer diferença para muita gente". Daí, tanto ela como o marido, Valdemar Duarte, terem mantido a posição de pagar 1,844 euros por litro, como constava no pórtico, e não 1,909 euros como estava marcado na bomba de combustível.
Denuncia arrogância
"O normal seria a empregada pedir desculpa e devolver a diferença. A questão é que a senhora foi arrogante", confirma Valdemar Duarte. Determinado a pagar o valor "justo", acabou por chamar a PSP, mas nem assim os ânimos acalmaram.
"O polícia explicou à senhora as coimas e as sanções a que estava sujeita, e ela levantou-lhe a voz e mandou-o para o c...", relata ao JN.
O empresário acrescenta que, embora a funcionária se tenha mostrado irredutível em relação ao valor a pagar, acabou por lhes propor a devolução da diferença no final do mês, solução que foi rejeitada pelo casal.
PSP confirma
Face à incapacidade de chegarem a um consenso, mesmo na presença da Polícia, os intervenientes foram identificados. "Fizemos um auto de notícia a relatar os factos, inclusivamente do comportamento da funcionária com o agente que foi lá, e a situação foi comunicada ao Ministério Público", confirma fonte do Comando de Santarém da PSP.
"Atendendo a que não se chegou a um entendimento com a funcionária, relativamente ao valor final, e que não lhe foi permitido pagar, a pessoa que foi abastecer fez uma reclamação e abandonou o local", acrescenta a mesma fonte.
Outros lesados
Apesar de as bombas terem sido desbloqueadas quando mostrou o cartão Frota BP, Valdemar Duarte alerta que aquelas estavam em pré-pagamento, o que o leva a suspeitar que houve outras pessoas lesadas, que terão pago a fatura convencidas de que o preço por litro era mais baixo. "Para mim, isto é uma fraude. Se não fosse eu a alertar, provavelmente deixavam o placar assim", observa.
Já Sónia Calado admite que "pode ter havido um lapso". Às 00.15 horas, garantem que o preço por litro do gasóleo já tinha sido atualizado no pórtico da BP de Santarém para 1,909 euros.
