Reações para todos os gostos num dia inesquecível para os 16 casais de Santo António. Média de idades foi de 34 anos
Corpo do artigo
Carla Duarte, 43 anos, e Nuno Duarte, 45 anos, casaram-se esta segunda-feira para celebrarem os 25 anos de namoro. "Viemos comemorar as Bodas de Prata, casando-nos. Foi ela que me pediu em casamento e o meu sonho era casar com ela", conta Nuno emocionado sem tirar o olhar da mulher. Este ano, a média de idades dos noivos de Santo António foi de 34 anos, para surpresa de vários populares. "Gostamos de vê-los mais novinhos", comentavam alguns. Dezasseis casais, 11 pela Igreja e cinco pelo civil, deram o nó hoje em Lisboa.
Pouco passava das 14 horas quando as noivas de Santo António começaram a chegar em carros clássicos ao Largo da Sé. Umas mais tímidas, de olhar arregalado surpreendidas com o aparato, outras mais emocionadas, de lágrimas nos olhos, foram recebidas com aplausos e elogios. As buzinadelas aumentavam a curiosidade de quem passava ali por acaso e de quem ia pela primeira vez ver os casamentos mais populares.
Vale a pena esperar
Maria Felisbina, 80 anos, nem almoçou para ver os Casamentos de Santo António. "Estou aqui desde as 11 horas, é um sacrifício porque as pernas já não aguentam como antigamente, mas vale a pena esperar. É muito bonito", comentava a lisboeta, junto de dezenas de turistas curiosos que perguntavam o que estava a acontecer. Maria Catarino diz que também tem "um fascínio" por casamentos. "É lindo ver as noivas a saírem com toda a pompa e circunstância, mas sinto que se está a perder a tradição de vir ver. Os mais jovens já não têm interesse", lamentou.
Poucos minutos antes das 16 horas, os recém-casados foram recebidos com aplausos efusivos ao som da música "Love is in the air", de John Paul Young, e dezenas a gritarem "viva os noivos" à saída da Sé de Lisboa.
Um a um, os casais perfilaram-se na escadaria da Sé para a tradicional fotografia de grupo, seguindo depois para o Largo de Santo António para colocarem um girassol junto ao santo padroeiro, como já é tradição. Na descida, muitos elogiavam os vestidos das noivas e os ténis amarelos de Tânia Araújo, que não passaram despercebidos à maioria dos populares.
"A minha cor favorita é o amarelo e adoro andar de ténis e para mim fazia sentido vir como me sinto bem", explicou a noiva de António Bento, ambos com 42 anos. O casal não escondia a felicidade. "Estamos a ser muito mimados, estou a adorar", partilhou Tânia. "Não esperava tanto aparato", confessou António.
Para Ana Maia, 34 anos, casar nas festividades de Lisboa foi "um sonho tornado realidade". O noivo, Hugo Antunes, sempre sonhou "casar de uma forma diferente". "É estranho sentir esta atenção toda, mas é muito bom ao mesmo tempo".