Mais de vinte casas no concelho de Alenquer ficaram hoje, sábado, isoladas e duas famílias tiveram de ser retiradas da localidade de Vila Nova da Rainha, em Azambuja, em resultado da inundação do rio de Alenquer provocada pela forte precipitação.
Corpo do artigo
"Temos mais de vinte casas isoladas em Montegil e Azevia, mas as aldeias não estão totalmente isoladas porque dispõem de um acesso secundário", afirmou à Agência Lusa o presidente da câmara de Alenquer, Jorge Riso.
O Rio Alenquer, um efluente do Tejo, transbordou em várias zonas, afectando diversas povoações desde sexta-feira à noite, não só em Alenquer como no concelho da Azambuja.
O vice-presidente da câmara de Azambuja, Luís Sousa, disse à Agência Lusa que as inundações ocorridas por "todo o concelho" obrigaram a retirar duas famílias das suas casas na localidade de Vila Nova da Rainha [atravessada pelo Rio Alenquer], realojando-as em habitações de familiares ou amigos.
Uma terceira família teve também que ser retirada, mas optou por permanecer no primeiro andar da habitação até que as águas baixem de caudal.
Nos dois concelhos, várias estradas ficaram intransitáveis, deixando retidos alguns veículos, os campos agrícolas ficaram inundados em diversas zonas e houve deslizamento de terras.
Em Alenquer, uma viatura que estava a ficar submersa pelas águas teve de ser resgatada numa das vias rodoviárias inundadas, enquanto em Azambuja deverá ser cortada ao trânsito a Estrada Nacional 3, entre Azambuja e Vila Nova da Rainha.
"Existem muitos prejuízos materiais ao nível de estradas e das redes de água e saneamento que vão levar muito tempo e dinheiro a repor, porque as inundações afectaram o concelho todo", disse o presidente da câmara de Alenquer.
Jorge Riso adiantou que a situação tende a melhorar, tendo em conta que deixou de chover com tanta intensidade, o que, a continuar assim, vai contribuir para a descida do caudal do rio.
Nos dois concelhos estão diversos meios humanos e materiais dos bombeiros, protecção civil municipal e empresas privadas com retroescavadoras, a prestar auxílio às populações e a desobstruir as zonas inundadas ou onde houve deslizamentos de terra.