<p>Três dezenas defamílias ciganas que moram, há 30 anos, em barradas jnum terreno junto ao caminho-de-ferro de Famalicão vão ter casa nova já a partir do próximo mês. A urbanização foi desenhada atendendo às características próprias da comunidade.</p>
Corpo do artigo
A Urbanização das Bétulas fica pronta em Outubro, mas só um mês depois é que o realojamento deverá estar concluído . Inicialmente, apontava-se que a obra ficaria concluída em Junho, hipótese que foi colocada durante uma visita à obra do presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa efectuada em Fevereiro. A data acabou por ser alterada devido à necessidade de se alterarem os exteriores.
“Tinha uma zona ajardinada que é pouco prática para a comunidade cigana realizar algumas actividades. Tivemos de fazer um novo projecto”, explicou o vereador da Habitação na Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.
Segundo o mesmo responsável , a obra está “praticamente pronta” de modo a que seja inaugurado o complexo habitacional e seja feito, de seguida, o realojamento.
Todavia, o vereador explicou queo realojamento não será feito de um dia para o outro. “São muitas pessoas e é preciso pedir os contadores da luz e da água”, afirmou, esclarecendo que será necessário que haja um período de tempo para a mudança. “Numa perspectiva optimista as famílias deverão estar todas transferidas até final de Novembro”, adiantou Mário Passos.
Depois de transferidas as famílias o espaço ficará livre de modo a que ali possa ser implementado um parque de estacionamento e um terminal de autocarros.
“Iniciaram-se novamente as conversações com a REFER para esse projecto, mas não vamos apontar datas. Queremos que haja acordo e que as duas partes contribuam financeiramente”, concluiu o vereador.