Nas ruas da cidade já cheira a sardinhas assadas e os manjericos dão cor às bancas dos vendedores de flores. Aproxima-se a celebração do santo mais popular do Porto: o São João.
Corpo do artigo
Em marcha estão os preparativos para a romaria que contará, pelo terceiro ano consecutivo, com uma cascata são-joanina comunitária, construída por diversos portuenses e até turistas, no Mercado Temporário do Bolhão, no Centro Comercial La Vie.
A cidade prepara-se para acolher milhares de pessoas, que contarão com palcos com música, rusgas e arruadas, bailes e arraiais. E, claro, com fogo de artifício.
"Com a Cascata Comunitária quisemos tornar comum a tradição, convidando todos a participar", conta ao JN Teresa Branco, responsável pela oficina de cerâmica Brâmica.
Recriar memórias
Com as mãos cobertas de argila, Teresa orienta quem quer participar no projeto desenvolvido com a Câmara do Porto. "O objetivo é recriar as memórias e a identidade da cidade", explica a artesã.
Este ano, haverá surpresas, garante. "Vamos ter o Palácio de Cristal e algumas personagens emblemáticas. Escondidas, claro. Quem vier ver a cascata terá de as descobrir", brinca Teresa.
José Ribeiro não é ceramista, mas já é a segunda vez que participa. Este ano apostou num fontanário com um pelourinho "característico", diz orgulhoso.
O projeto chega também a quem pouco conhece da cidade. Cláudia Bressan mudou-se do Brasil para o Porto há quase dois anos. Na mesa de trabalho, molda humildemente uma casa típica da zona ribeirinha. "A cidade acolheu-me muito bem e por isso fico muito feliz por poder contribuir para um momento tão especial", conta. A cascata, que se estima que terá cerca de 500 peças, será inaugurada na quinta-feira.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2019/06/06jun2019_tatiana_meira_cascatassaojoao_20190610100742/hls/video.m3u8
Bailes, arruadas e fogo
Mas não seria São João sem música e dança. Por isso mesmo, na tarde do próximo sábado sai a tradicional arruada de ranchos pela cidade e, noite dentro, arrancam os primeiros bailes e concertos. As Rusgas de São João terão lugar na Avenida dos Aliados, no dia 22.
Este ano, o céu será iluminado por quase 20 minutos e mais de 150 mil disparos de espetáculo pirotécnico.
Programa
Sábado
Vários locais da cidade - Bailes e concertos nos palcos em várias freguesias: Fontainhas, Escola da Praça da Alegria, Miragaia, Jardim do Passeio Alegre, Cordoaria e Largo de Nevogilde, entre outros.
Dia 22
18 horas - Avenida dos Aliados: Nova edição das Rusgas de São João. O desfile volta a estar concentrado na Avenida, mantendo-se a Praça do General Humberto Delgado como local final.
22 horas - Atuação de Jorge Palma. O concerto será recheado com a presença de convidados surpresa.
Dia 23
Avenida dos Aliados - Concerto de Marta Pereira da Costa e o seu quinteto, com dois convidados em palco: o coro Gospel Collective e o rapper portuense Bezegol. Após a meia-noite sobe ao palco João Gil.
Dia 24
16 horas - Rio Douro - 36.ª edição da tradicional Regata de Barcos Rabelos, juntando 18 embarcações num percurso desde o Cabedelo até à Ponte Luiz I.