O Torneio Medieval de Ansiães decorre entre esta sexta-feira e domingo e inclui combates reais, um mercado alusivo àquela época, oficinas pedagógicas, tasquinhas e artesãos. Além de envolver e animar os locais durante o fim de semana, pretende atrair turistas ao principal monumento do concelho de Carrazeda de Ansiães.
Corpo do artigo
A iniciativa é da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães em parceria com a equipa Portvcale Combate Medieval. O presidente, João Manuel Gonçalves, explica que a Vila Amuralhada de Ansiães foi “sede de concelho até 1734”, tendo mudado para a atual localização, nomeadamente para a zona da Praça 6 de Abril, onde vai ficar concentrado o mercado medieval, a partir desta sexta-feira.
O torneio entre equipas portuguesas e espanholas vai acontecer na vila amuralhada, com “lutas diferentes do que acontece noutras recriações”. Porque “são combates reais”, acentua o autarca.
A iniciativa envolve os lutadores em modalidades como Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel, 3x3 e 5x5. Todos os combatentes apresentam armaduras e armas medievais apropriadas para combate em contexto real.
Atrair turistas
João Gonçalves destaca que o evento pretende “atrair turistas” ao concelho, para que possam usufruir da “gastronomia e do património”, com destaque para o Castelo de Ansiães que “é uma preciosidade do Norte do país” e que engloba a Igreja de São Salvador que também é “monumento nacional”.
O Município de Carrazeda de Ansiães aposta também na organização de oficinas e aulas de esgrima e tiro ao arco, permitindo a miúdos e graúdos ter um primeiro contacto com as lutas medievais e até experimentar as armaduras.
Sexta-feira à tarde há um cortejo pelas ruas da vila, em que participa a comunidade do Agrupamento de Escolas de Carrazeda. Quem quiser participar nas atividades e vestir-se a rigor, tem disponível um roupeiro com vestes medievais.
Ceias medievais
Destaque também para as ceias medievais, com inscrição obrigatória, que arrancam esta quinta-feira no arrabalde do burgo (Largo de Santa Eufémia, na Lavandeira) e tem música e folia com os Xamaril e animação a cargo dos Animamos. As ceias medievais previstas para sexta-feira e sábado acontecem dentro do mercado medieval, na vila de Carrazeda.
Haverá ainda animação musical e espetáculos diversos, nomeadamente fogo de artifício à noite, concertos dos Trasga e de Daniel Pereira Cristo, bem como as atuações dos DJ Gaiteirinho e Maryzka.