O Castelo dos Mouros de Vilarinho dos Galegos, em Mogadouro, beneficiou de obras no valor de mais de 241 mil euros, que permitiram tornar visitável um sítio arqueológico com cerca de 2500 anos, para atrair mais turistas.
Corpo do artigo
O projeto "Valorização e Conservação do Castelo dos Mouros e Castelo de Oleiros" vai ser inaugurado no próximo domingo.
Trata-se de um local arqueológico que agora se encontra musealizado e que o executivo da Câmara Municipal, liderada por António Pimentel, acredita ser "um importante recurso endógeno do concelho de Mogadouro, com grande potencial de contribuir para a economia sustentável da região, ancorando um foco de crescimento socioeconómico na exploração equilibrada dos património histórico-cultural", referiu uma fonte autárquica.
O projeto teve início em 2020, mas o Município de Mogadouro já tem novos planos para continuar a desenvolver e a dinamizar este recurso patrimonial, integrando os Castros recuperados nas localidades de Vilarinho dos Galegos (Castelo dos Mouros) e Bemposta/Urrós (Castelo de Oleiros) em rotas de visitação turística e académica nacionais e internacionais.
A localização destas estruturas arqueológicas na linha de fronteira com Espanha é também um elemento estratégico a ter em conta nas ações que virão a ser desenvolvidas no futuro.