Catorze carrinhas financiadas pelo PRR reforçam cuidados de saúde no domicílio em Viana do Castelo
Doze viaturas elétricas foram entregues, esta quarta-feira, pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), para reforçar a prestação de cuidados no domicílio dos Centros de Saúde do distrito de Viana do Castelo.
Corpo do artigo
As carrinhas, que se juntam a outras duas entregues há cerca de um mês, representam um investimento global de 420 mil euros [390 mil de 13 viaturas para cuidados de saúde primários e 30 mil de uma para saúde mental], financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
"As Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) são, sem dúvida, uma unidade dos cuidados de saúde primários que nos possibilita uma proximidade muito importante às populações, principalmente as mais vulneráveis, idosos essencialmente. Por isso, no distrito, o facto de termos estas viaturas vai-nos permitir essa proximidade, mas também reforçar e motivar as equipas que são multidisciplinares", declarou a enfermeira Odete Alves, coordenadora da UCC de Ponte da Barca, uma das representantes dos centros de saúde do distrito que receberam chave das novas viaturas.
A responsável referiu ainda que a frota recém-chegada "colmata uma dificuldade que alguns locais tinham em termos de viaturas". "Temos viaturas com alguns anos e [a situação] é diferente de concelho para concelho, mas de uma forma geral tínhamos sempre alguma forma de mobilidade. Isto permite que as unidades sejam reforçadas", notou.
O presidente do Conselho de Administração da ULSAM, João Porfírio Oliveira, destacou a "importância enorme" daquele projeto PRR, que vai permitir reforçar a prestação de cuidados das equipas que "vão a casa das pessoas". "A ULS já tinha um parque de viaturas bastante usado, bastante experiente por assim dizer, mas agora vão ter melhores condições para desempenhar o seu trabalho e melhorar também o entusiasmo dessas mesmas equipas", disse.
João Porfírio Oliveira indicou ainda que, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, existem ainda em curso outros (nove) projetos, um deles a remodelação de 12 centros de saúde do Alto Minho. Para o efeito as respetivas câmaras municipais estão atualmente a lançar concursos para execução das obras, no âmbito de um protocolo assinado em dezembro com a ULSAM.
Aquele responsável adiantou ainda que no próximo dia 3 de setembro entrará em funcionamento uma nova unidade de saúde familiar na Meadela.