Fonte médica questiona a alimentação como a causa da morte de André Martins.
Corpo do artigo
A causa da morte de André Martins, uma criança de sete anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a 11 dezembro, ainda não foi determinada, esperando-se o resultado da autópsia feita na terça-feira, e das análises laboratoriais, cujas conclusões poderão levar semanas. Segundo fonte médica ouvida esta quinta-feira pelo JN, há dúvidas sobre se a causa foi a refeição, dada a ausência de mais casos entre a comunidade. A mãe de André continua internada no Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em estado crítico, enquanto a criança vai na sexta-feira a sepultar.
Segundo o JN apurou junto de fonte médica, "uma intoxicação provocada por carne comprada no supermercado não provocaria um número restrito de casos e causaria distúrbios mais a nível hepático e não cardíaco", considerando que a causa da morte de André e da intoxicação dos restantes elementos da família pode ter sido provocada por outro tipo de alimento ou bebida, consumida em ambiente mais restrito e não comprada numa loja.
A mesma fonte admite que as análises feitas pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro podem levar algumas semanas até se determinar qual foi o agente que causou as complicações de saúde.
A Administração Regional de Saúde do Centro já confirmou não haver mais casos do género na cidade, enquanto prossegue as análises, em conjunto com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses e laboratórios especializados. A Polícia Judiciária está a investigar, por se tratar de uma morte com causas por determinar.
Em Coimbra, continuam as homenagens à criança falecida no início da semana. No regresso aos treinos, vários escalões de formação da Académica, clube onde André jogava, fizeram um minuto de silêncio e reuniram-se no meio campo de um dos relvados da Academia Briosa XXI.
O funeral de André Martins realiza-se amanhã, pelas 10 horas, saindo do Centro Funerário de Nossa Senhora de Lurdes, em Celas, no centro de Coimbra, para o Cemitério de Montemor-o-Velho.