O Presidente da República, Cavaco Silva, esteve no Porto para assistir às festas de S. João, tendo visto os 15 minutos de fogo-de-artifício , acompanhado pelo presidente da câmara, Rui Rio.
Corpo do artigo
Esta foi a primeira vez que Cavaco Silva esteve, enquanto Presidente da República, nas festas de S. João, no Porto, tendo a estreia sido feita a bordo de um barco que durante todo o jantar e o tradicional fogo-de-artifício navegou pelo Rio Douro.
Em declarações aos jornalistas após o embarque, Cavaco Silva deixou uma mensagem: "Eu espero que o barco aguente e, por isso, tenho aconselhado a que não corram rapidamente de um lado para o outro, para que não aconteça qualquer acidente. No dia de hoje temos que fazer todo o possível para que tudo vá no bom sentido, para que o barco chegue a bom porto. E é isso também que Portugal precisa".
Seguiu-se o tradicional jantar de S. João - onde não faltaram as sardinhas e o caldo verde - tendo o Presidente da República tido a companhia a bordo, para além de Rui Rio, do ministro da Saúde, Paulo Macedo, do eurodeputado do PSD Paulo Rangel, dos presidentes de câmara da Maia e de Gondomar, Bragança Fernandes e Valentim Loureiro, respetivamente, para além do ex-treinador do Sporting, Domingos Paciência, entre outras figuras da cidade.
Os relógios marcavam meia-noite quando o fogo-de-artifício de S. João começou e Cavaco Silva, acompanhado da mulher, Maria Cavaco Silva, assomou-se ao varandim do Douro Azul para assistir ao espetáculo que durou 15 minutos.
Terminado o fogo, o Presidente da República, visivelmente satisfeito, teve ainda oportunidade de cumprimentar muitos dos presentes nos barcos vizinhos, que fizeram questão de acenar a Cavaco Silva.
Depois de aberta a pista de dança do barco, tempo para regressar à Marina do Freixo para o desembarque, passando por baixo das pontes D. Luís I, Infante, D. Maria Pia, S. João e Freixo.
Ao final da tarde, quando chegou ao Porto e antes de embarcar, Cavaco Silva visitou ainda o Museu Nacional da Imprensa, que tem uma nova imagem, tendo inaugurado, simbolicamente, um dos painéis na parede exterior do edifício, seguindo-se depois uma breve visita à exposição com os melhores desenhos do XIV PortoCartoon.