O padre Daniel Neves escreveu ao Papa Francisco a pedir a Bênção Apostólica para os barcos que carregam os andores na festa do Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, Vila do Conde.
Corpo do artigo
A missiva, que foi ainda assinada pelo presidente da Câmara, Vítor Costa, já seguiu para o Vaticano, acompanhada por uma pintura da icónica igreja em forma de barco. “Desejamos que o Santo Padre receba e acolha o nosso pedido em suas mãos e conceda à nossa comunidade a graça da sua bênção”, diz a paróquia do Senhor dos Navegantes.
A festa, que todos os anos se realiza no início de agosto, é em grande parte paga pelos barcos da terra. Todos os anos, cada embarcação dá à igreja os “Quartos do Senhor”, ou seja, o equivalente a 25% do que ganha, durante um ano, um tripulante do barco. O barco que der o maior donativo tem a honra de transportar o Senhor dos Navegantes.
Em 2023, pela primeira vez nos 35 anos de história recente da procissão do Senhor dos Navegantes, não houve barcos interessados em carregar os 16 andores e cinco foram entregues a comerciantes. Há menos pescadores e os que há já não vão no cortejo só pela fé. Aos armadores, a festa fica, assim, ainda mais cara. Também os figurantes da procissão são, agora, muito menos do que noutros tempos.
Agora, o padre Daniel Neves, empenhado em reavivar as velhas tradições, escreveu ao Papa na esperança de que a bênção possa incentivar a participação da maior comunidade piscatória do país.