Cazaquistão procura em Famalicão parceiros têxteis para a indústria ligeira do país
O embaixador do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev, desloca-se na segunda-feira a Famalicão para convidar os empresários do setor têxtil a construir naquele país fábricas de produtos como fios de algodão e de lã, couro e outros.
Corpo do artigo
“O Cazaquistão está aberto a novos investimentos e disposto a considerar iniciativas no sentido de desenvolver negócios conjuntos com Portugal”, disse o embaixador do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev. O diplomata adiantou vai reunir-se com os dirigentes da Associação Portuguesa do Têxtil e do Vestuário (APTV), com o Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE) e com o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.
Daulet Batrashev vai apresentar as medidas de apoio ao investimento do Estado cazaque que “visam aumentar a transformação de matérias-primas e estimular o desenvolvimento industrial”. O diplomata salientou que “existem condições prévias favoráveis ao desenvolvimento da indústria ligeira, uma vez que há produção de matérias-primas naturais - fibra de algodão, lã e matérias-primas de couro -, bem como a possibilidade de exportar para os mercados mundiais”.
O embaixador do Cazaquistão vincou que os produtos da indústria têxtil e do vestuário são exportados para os mercados da China, da Rússia, da Turquia, da Letónia e da Moldávia. “Estas indústrias estão a desenvolver-se nas regiões do Turquestão e de Akmola, bem como nas cidades de Shymkent e Almaty. Tradicionalmente, o algodão é cultivado na região do Turquestão, o que determina que as principais empresas de transformação de algodão estejam na região”.
Em 2023, a produção da indústria ligeira aumentou 11,2%, principalmente devido ao crescimento dos têxteis (18,9%) e do vestuário (7%).
Para estimular um maior crescimento, o país está a implementar um Roteiro para o Desenvolvimento da Indústria Ligeira para 2022-2025, que inclui medidas para melhorar o quadro jurídico, desenvolver a base de matérias-primas, o apoio estatal, os recursos humanos, e a rotulagem dos produtos, e aumentar a capacidade de produção.