Abrem esta sexta-feira as inscrições para segunda edição do Prémio Vinha Douro. O galardão começou a ser atribuído em 2023 pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e visa valorizar o trabalho dos viticultores e o seu compromisso com a preservação e a sustentabilidade da paisagem.
Corpo do artigo
A segunda edição do prémio - cujas candidaturas decorrem até 15 de outubro - foi apresentada, esta quinta-feira, na Quinta das Carvalhas, em Ervedosa do Douro, São João da Pesqueira, onde está a vinha da Cartola, que foi galardoada em 2023. A distinção vai ser entregue a 14 de dezembro, durante as comemorações do 24.º aniversário da classificação do Douro como Património Mundial da Humanidade.
O presidente da CCDR-N, António Cunha, diz que o prémio pretende valorizar as vinhas da região duriense, que são o elemento central numa “paisagem prodigiosa moldada por homens e mulheres ao longo de vários séculos”. Também é premiado “todo o equilíbrio para garantir a sustentabilidade económica da região”.
Pedro Silva Reis, presidente do Conselho de Administração da Real Companhia Velha, que detém a Quinta das Carvalhas, considera que o prémio recebido, e cujo esteio foi ontem inaugurado, “é um estímulo” para que se continue a “cuidar da imagem do Douro”. Acredita que o exemplo da vinha da Cartola, “certamente, contagiará outras pessoas para também procurarem boas práticas agrícolas”.
Prémio é um alento
Miguel Silvestre da vinha da Boiça de Baixo, propriedade da Feel & Soul - Douro Wine Tourism, venceu a primeira edição na categoria de vinhas com menos de dois hectares e meio. Concorda que “um prémio é sempre um alento e um reconhecimento do trabalho desenvolvido” por quem produz uvas na região em tempos de “dificuldades acrescidas”.
Podem candidatar-se ao Prémio Vinha Douro as intervenções de plantação, reconversão ou requalificação de vinha e no património vernacular que estejam implantadas na área classificada do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial e respetiva Zona Especial de Proteção e que mantenham os muros em pedra posta em bom estado de conservação.
Toda a informação está disponível numa página de Internet dedicava ao prémio.