O Mosteiro de Bravães, em Ponte da Barca, vai ser palco, na próxima quinta-feira Santa, da recriação do último dia de Jesus Cristo na terra. Cem actores e figurantes, vão representar em cinco palcos diferentes os momentos cruciais até à crucificação.
Corpo do artigo
Trata-se da tradicional representação da “Paixão de Cristo”, produzida pela Associação Cultural ” Os Canários de Bravães”, com o apoio do município de Ponte da Barca e da junta de freguesia de Bravães. E encenada pelo escritor Jaime Ferreri.
“No próximo dia 28 de março, quinta-feira Santa, às 21.30 horas, os arredores do Mosteiro da Freguesia de Bravães, Ponte da Barca, transformam-se num palco vivo, onde a história sagrada será encenada com vigor e devoção”, anuncia esta terça-feira em comunicado a Câmara de Ponte da Barca, adiantando que a recriação prolonga-se “ao longo de aproximadamente duas horas”, e envolve os espectadores “na dramática jornada de Jesus Cristo”.
“Sob a imponente presença do pórtico da Igreja românica, mais de uma centena de atores e figurantes darão vida aos eventos que marcaram o derradeiro dia de Jesus na Terra, vestindo trajes meticulosamente preparados para a ocasião”, descreve, acrescentando que a representação pascal “começa no “Palco de Caifás”, onde as primeiras acusações são lançadas contra Jesus Cristo. Segue no “Palco do Jardim das Oliveiras”, onde Judas trai Cristo, entregando-o aos judeus e romanos, que o conduzem perante Pilatos, Herodes e novamente Pilatos. E, após a condenação, o cenário transfere-se para o “Palco do Monte do Calvário”, onde a crucificação é representada com toda a sua carga emocional e simbolismo”.