Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, fundado em 2003, será extinto. Centenas de estudantes enviaram carta aberta ao diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Corpo do artigo
Cerca de 610 estudantes, investigadores e docentes assinam uma carta que pede a reversão da suspensão do Mestrado em História e Filosofia das Ciências, decisão tomada pela direção da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Os subscritores afirmam tratar-se de uma deliberação unilateral, concretizada através do fecho imediato da segunda fase de acesso a esta formação. Ao JN, a direção da FCUL explica que houve "uma procura continuamente decrescente" do mestrado. "Nos últimos três anos, inscreveram-se 5, 3 e 3 alunos".
A carta aberta foi enviada ao diretor da FCUL e o tema foi integrado na agenda da última reunião de Conselho de Escola. Porém, Guilherme Velez, estudante eleito neste órgão, explica que o tema "foi relegado para segundo plano". A suspensão do mestrado acontece na sequência da "extinção do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, enquanto unidade de investigação de Ciências", denunciam os subscritores na carta.