O impacto do cancelamento de dezenas de voos no aeroporto do Porto, em resultado das falhas no sistema de aterragem e devido aos efeitos do nevoeiro, que ainda se fizeram sentir na manhã deste sábado, é também visível na deficiente distribuição e recolha de malas dos passageiros.
Corpo do artigo
Junto às passadeiras rolantes, e à medida que se tentam recuperar os voos, há centenas de malas sem dono, como comprovam algumas das imagens que passageiros fizeram chegar ao nosso jornal. E ainda que a atividade aeroportuária esteja a ser reposta paulatinamente, os passageiros ainda estão a sentir enormes constrangimentos.
O desembarque de alguns voos também está atrasado, ao que o JN apurou, fazendo, inclusivamente, que alguns animais tenham ficado retidos durante algumas horas nas aeronaves.
O nevoeiro aliado à inoperacionalidade temporária do sistema de aterragem por instrumentos (ILS), devido às obras em curso no Aeroporto do Porto, levaram, este sábado de manhã, ao cancelamento de pelo menos 23 voos. Tal como o Jornal de Notícias noticiou, mais de duas dezenas de voos, com partidas e chegadas ao Sá Carneiro, tinham sido cancelados na sexta-feira, na sequência do mesmo problema. Segundo a NAV Portugal, o sistema ILS, que está a causar constrangimentos, "deverá estar totalmente operacional durante a primeira quinzena de junho".