Centenas de oportunidades de estágio e de emprego em feira na Faculdade de Economia do Porto
A FJC Porto Emprego começou nesta terça-feira e prolonga-se amanhã, para dar a conhecer aos estudantes da Faculdade de Economia do Porto (FEP), e não só, propostas de estágio e de emprego em várias empresas de áreas distintas.
Corpo do artigo
Sara Arede e André Gomes, dois alunos no primeiro ano de mestrado, saem da feira de emprego com motivos para sorrir. Sara, que estuda Gestão do Ambiente, na FEP, trocou contactos com algumas empresas, abrindo boas perspetivas de um estágio curricular. André, estudante de Finanças e Fiscalidade, também na FEP, fez contactos para conseguir um trabalho possível de conciliar com a dissertação. No total, a iniciativa disponibilizará mais de 500 vagas de estágio e de emprego, sendo que 85 a 90% dos estudantes fiquem nos lugares que conseguem, segundo avançou António Costa, responsável pela organização.
"Esta feira permite-nos conhecer empresas que, de outra forma, não teríamos de oportunidade lá", destacou Sara. "Já consegui deixar o meu contacto em vários stands e todas aquelas (empresas) com quem falámos eram próximas e procuravam dar-nos a conhecer o que tinham, em termos de opções", acrescentou. "Não falamos apenas com grandes empresas, aquelas que toda a gente conhece e para as quais é fácil enviar um currículo e chamarem-nos para entrevistas. Também falamos com empresas pequenas, de 20 ou 30 colaboradores, que também procuram pessoas jovens, que saiam da faculdade e que estejam disponíveis para começar numa nova empresa, com novas ideias", completou André.
Pelo átrio da FEP há estudantes que deambulam à procura de perceber que oportunidades existem para o seu futuro. Raquel Alves, no segundo ano de mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão, procura um estágio profissional. "Esta é uma forma de conhecer algumas empresas e ver que opções existem", referiu.
Na FJC Porto Emprego estão presentes 77 entidades de várias áreas. A Lactogal, da área dos lacticínios e derivados, é uma delas. No certame, o objetivo é "dar a conhecer a Lactogal e conhecer alguns perfis, mostrar que a empresa não trabalha apenas com a área da produção". Há várias opções estágios curriculares para áreas específicas, como a de logística, e agora, existe "também uma oportunidade profissional neste regime de estágio, que é um estágio profissional, mas interno para a área de análise de negócio", disse Teresa Ferreira, técnica de Desenvolvimento de Pessoas, dos Recursos Humanos da Lactogal. A empresa procura preencher duas vagas: "uma para estágio profissional interno e outra para estágio curricular".
Também a Sonae apresenta várias propostas para estágios de verão e curriculares, bem como o Programa Contacto e estágios profissionais internos (dentro da empresa e não associados ao Instituto de Emprego e Formação Profissional). "A nossa taxa de retenção após os estágios profissionais situa-se nos 70%", referiu Mariana Pinto, especialista em talentos da equipa de People and Leadership da Sonae. "Para as cerca de 3000 candidaturas que recebemos, temos 60 ou 70 vagas. A nossa taxa de retenção é de cerca de 70%, ou seja, entre 45 e 50 pessoas", contabilizou.
Aberta a toda a academia e a todos os graus de ensino (licenciatura, mestrado e doutoramento), a feira de emprego também está acessível a antigos estudantes. António Costa assinalou que na feira há várias oportunidades, que podem ser uma mais-valia sobretudo para "estudantes de segundo ano que estão à procura de melhorar o currículo". O responsável pela organização destacou, ainda, o "Speed Recruitment", uma forma de as empresas e estudantes se encontrarem e falarem num "circuito de 20 empregadores e 20 participantes, em entrevistas de 5 minutos". "Quase todos os que lá estão saem com uma oportunidade de emprego, aí podemos considerar a taxa de retenção nos 95%", afirmou.
A FJC Porto Empego, que já vai na sua 25ª edição, prevê uma afluência de quatro mil pessoas. O programa inclui apresentações e formações dadas por empresas externas (não estão presentes nas bancas). A organização é da FEP Junior Consulting, em parceria com o Serviço de Desenvolvimento e Carreira da FEP. Nesta quarta-feira, as portas estarão abertas entre as 9 e as 17 horas.