Espaço foi totalmente renovado mas obra que sofreu um atraso de cerca de um ano e meio e ficou mais cara.
Corpo do artigo
A requalificação da Estação Rodoviária de Famalicão é inaugurada amanhã, quinta-feira, cerca de um ano e meio depois da data prevista e mais cara cerca de 1,4 milhões de euros.
A infraestrutura que serve de base aos transportes públicos do concelho entrou em obras em setembro de 2020. Os trabalhos deveriam prolongar-se ao longo de um ano mas as prorrogações de prazo levaram a que a empreitada se estendesse até agora.
A pandemia e a guerra da Ucrânia são os motivos evocados pela Câmara de Famalicão para o atraso e o encarecimento da obra. A covid-19, diz Mário Passos, presidente da Autarquia, "trouxe consequências gravosas ao nível das matérias-primas e mão-de-obra", e a guerra da Ucrânia "amplificou os constrangimentos que decorreram da pandemia, o que desencadeou uma escalada inflacionista que ainda hoje não sabemos quando irá terminar". Acrescenta que a alteração ao regime de revisão das empreitadas das obras públicas também influenciou.
Além da modernização do edifício também o cais de embarque foi renovado tendo agora uma área comercial e um conjunto de serviços municipais direcionados para a juventude e para os seniores na área da educação e da saúde.
"Está muito melhor, nem tem comparação", notava esta quarta-feira Emília Silva enquanto aguardava o autocarro para Calendário. "Não sei como está o interior mas o exterior está bonito. Aqui [no cais de embarque] é que faz muito frio", apontou. Uma queixa que Tânia Monteiro subscreve. "É muita corrente de ar", aponta frisando que agora o espaço parece mais agradável.
A empreitada foi adjudicada por 2,7 milhões de euros mas o investimento final é de 4,1 milhões de euros. Deste valor 62% são cofinanciados pelo Norte2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
"Não tenho dúvidas de que com este investimento e com outros que temos em curso na área da mobilidade, como é o caso da criação da nova rede de transportes públicos no concelho que está em concurso público internacional, em articulação com os municípios de Santo Tirso e da Trofa, estamos a tornar o transporte público mais atrativo para os cidadãos", diz Passos.