Centro de Atendimento Infantil de Vila Franca de Xira começa a funcionar este sábado
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo vai abrir, este sábado, o Centro de Atendimento Juvenil e Infantil, no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira. A unidade tem como objetivo descongestionar as urgências hospitalares e irá funcionar, todos os dias, das 9 horas às 22 horas.
Corpo do artigo
A abertura do Centro de Atendimento Juvenil e Infantil é uma das estratégias da reorganização da urgência da ULS Estuário do Tejo e visa "fornecer um serviço de maior qualidade à maioria dos utentes em idade pediátrica". O principal objetivo é descongestionar o serviço de urgência do hospital de Vila Franca de Xira, encaminhando os utentes não urgentes (verdes, azuis e brancos) para esta unidade.
"Em 2024, o hospital de Vila Franca de Xira registou 49 509 episódios de urgência pediátrica, dos quais 29 974 eram casos não urgentes (verdes, azuis e brancos), correspondendo a 60,5% do total. Com a abertura do centro, será consideravelmente aumentada a capacidade de resposta a estes utentes", adiantou a ULS Estuário do Tejo.
Para que os utentes possam aceder à unidade de saúde, terão que ligar, primeiro, para a Linha SNS 24 através do 808 24 24 24, sendo que só poderão começar a fazê-lo a partir de dia 18 de março. A linha fará a triagem aos doentes e, caso considere ser uma situação não urgente, encaminhará para o Centro de Atendimento Juvenil e Infantil.
O centro estará em funcionamento, todos os dias das 9 horas às 22 horas. Já a urgência pediátrica do hospital de Vila Franca de Xira passará a funcionar, provisoriamente, de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas e as 20 horas, sendo esperado que esta unidade hospitalar volte a funcionar 24 horas por dia, a breve trecho, assim que estiver concluído o processo de reorganização.
Centro para adultos
Além deste centro infantil, a ULS Estuário do Tejo tem instalado um centro de atendimento semelhante destinado à população adulta, também em funcionamento no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira.
Os dois centros abrangem utentes dos cinco concelhos que integram a ULS: Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira.