Centro de Atletismo para competição e comunidade pronto em julho de 2026 em Famalicão
Já está no terreno a construção do Centro de Atletismo de Famalicão. O projeto orçado em sete milhões de euros foi apresentado e lançada a primeira pedra da obra esta terça-feira. A obra estará pronta em julho de 2026.
Corpo do artigo
A nova infraestrutura vai nascer na zona de Talvai num terreno com 30 mil metros quadrados e vai dar resposta a todas as disciplinas do atletismo. Está prevista a construção de uma pista de atletismo com oito corredores, relvado interior, bancadas cobertas e descobertas com mil lugares sentados, balneários e edifícios de apoio.
Durante a apresentação da empreitada, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro mostrou-se agradavelmente surpreendido com o equipamento. “Não estava à espera de uma estrutura destas”, apontou apelando para que este centro se mantenha apenas dedicado à modalidade. Por outro lado, o responsável prometeu trazer a Famalicão uma competição internacional quando o Centro de Atletismo estiver concluído.
Domingos Castro expressão ainda, a sua gratidão às autarquias locais pelos apoios que vão concedendo à modalidade e aos eventos ligados ao atletismo. “Sem o investimento das câmaras era impossível”, notou referindo que a modalidade vive de financiamento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Mário Passos mostrou-se disponível para o desafio lançado pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo e salientou os vários apoios que a Câmara Municipal atribui aos atletas do concelho. Sublinhou o facto dos atletas famalicenses representarem 40% da totalidade dos atletas da Associação de Atletismo de Braga.
No concelho de Famalicão existem 18 clubes ou associações ligadas ao atletismo com 368 atletas federados.
“O Centro de Atletismo vem ajudar este grande universo de atletas”, afirmou o autarca notando que será também um espaço aberto à comunidade.