O centro de saúde de Amares vai receber obras de requalificação, num investimento global de 610 mil euros, com comparticipação a 100% por parte do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a Câmara de Amares refere que assinou, recentemente, o contrato de financiamento com a Administração Central do Sistema de Saúde para possibilitar o avanço das obras no âmbito de uma candidatura apresentada ao PRR.
Segundo a autarquia, “o projeto consiste na requalificação e adaptação do edifício da USF [Unidade de Saúde Familiar] Amares Saúde, com o intuito de dar resposta a um conjunto de desafios associados à evolução das necessidades na área da saúde e ao aumento das exigências e expectativas da população”.
A intervenção vai possibilitar o alargamento da unidade funcional em três gabinetes e a reestruturação de diversos espaços, criando novas valências, como a “Sala de Amenidades” e o “Cantinho da Amamentação”.
De acordo com a Câmara de Amares, será também feita a reestruturação das áreas de secretariado clínico e sala de espera do utente e do programa funcional da unidade, para a dotação de espaços para a reabilitação motora e respiratória em ambulatório e cumprimento da carteira básica de serviços, saúde escolar, saúde materna, preparação para o parto, massagem infantil e equipa de Cuidados Continuados Integrados.
O espaço passará a estar reorganizado no sentido de prestar consultas na área da psicologia, nutrição e serviço social, além de ver criado um gabinete de saúde oral, com vista à implementação das consultas de medicina dentária.
Segundo o município, a data prevista para conclusão das obras é 31 de dezembro de 2025.