ULS da Região de Aveiro criou um Serviço de Atendimento Complementar no "vizinho" hospital de Anadia, que funciona todos os dias, e não quer duplicar serviço. Equipa de enfermagem mantém-se aos fins de semana e feriados no Centro de Saúde.
Corpo do artigo
A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA) vai encerrar as consultas médicas do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) de Anadia, que funciona no Centro de Saúde aos fins de semana e feriados, das 8 às 13 horas, confirmou ao JN a presidente da ULSRA, Margarida França.
A medida entra em vigor já este sábado e é justificada pela ULSRA pela “desnecessária duplicação de respostas com grande proximidade”. Isto porque, desde 8 de janeiro, que está a funcionar o Centro de Atendimento Clínico (CAC), sediado no "vizinho" Hospital de Anadia, aberto todos os dias, das 8 às 20 horas.
Este Centro de Atendimento Clínico, criado ao abrigo de um protocolo entre a ULSRA e a Misericórdia de Anadia, visa dar resposta a utentes sem médico de família, migrantes e esporádicos.
“Volvido um mês de atividade desta nova resposta de saúde, face à procura verificada e em nome da boa e sustentável gestão dos recursos, por perceber estar a verificar-se uma desnecessária duplicação de respostas com grande proximidade, decidiu o Conselho de Administração da ULSRA encerrar, a partir de 15 de fevereiro, a escala médica do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) de Anadia, que, até então, funcionava aos fins de semana e feriados”, explica em comunicado a ULSRA. Assim, “a partir de 15 de fevereiro, os utentes a necessitarem de atendimento durante esses dias devem, primeiramente, ligar para Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), através da qual serão devidamente orientados”, recomenda a administração.
Porém, o fecho do Serviço de Atendimento Complementar, no Centro de Saúde, só engloba a resposta médica. “As equipas de enfermagem e de secretariado clínico, sempre necessárias para as rotinas terapêuticas, manter-se-ão em funcionamento sábados, domingos e feriados, das 8 às 13 horas”, esclarece a ULSRA.

