O Centro de Saúde de Famalicão vai ser requalificado, num investimento de mais de três milhões de euros. A abertura do concurso público já foi aprovada em reunião de Câmara, prevendo-se que a obra comece em "abril ou maio" de 2025.
Corpo do artigo
Entretanto, para servir a unidade de saúde, será construído um parque de estacionamento subterrâneo na zona onde está instalada a Polícia Municipal. Será desenvolvido numa empreitada independente da do centro de saúde, mas a Câmara Municipal quer que avance em simultâneo. O projeto está em fase de conclusão.
A obra de renovação da unidade de saúde vai abranger os dois pisos e conta com a comparticipação financeira do PRR. Está a cargo do município, uma vez que, desde do início do ano, a autarquia assumiu as competências de gestão, manutenção e conservação de equipamentos afetos aos cuidados de saúde primários.
Entretanto, estão a ser preparadas instalações provisórias, na antiga Boa Reguladora, para que os serviços possam funcionar durante as obras. Estas instalações provisórias terão um custo de 700 mil euros.
“Estamos a acautelar a transferência e a preparar tudo para que os profissionais da USF possam continuar a desenvolver o seu trabalho e para que nada falte na prestação de cuidados aos utentes”, adiantou Mário Passos, presidente de Câmara de Famalicão.