A partir de 15 de setembro, todos os utentes inscritos no Centro de Saúde de Ovar, integrado desde outubro de 2024 na Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga (ULSEDV), terão médico de família atribuído. A garantia é dada por esta ULS que afirma dispor, ainda, de vagas para novos utentes.
Corpo do artigo
Antes da integração na ULSEDV, cerca de 11% dos inscritos - equivalentes a 6.395 utentes - encontravam-se sem médico de família. Com a reorganização das equipas médicas, a contratação de novos profissionais e a implementação de ajustamentos estratégicos em várias Unidades de Saúde Familiar (USF), a instituição passa agora a assegurar cobertura total.
Este é um passo considerado decisivo para "garantir ainda melhor continuidade, proximidade e segurança nos cuidados de saúde primários", refere a administração da ULSEDV.
A USF Alpha dispõe ainda de vagas para inscrição de novos utentes, processo que decorrerá ao longo dos próximos dois meses.
Entre outubro de 2024 e setembro de 2025, o número global de utentes inscritos no Centro de Saúde de Ovar aumentou de 56.940 para 57.424, "refletindo o reforço do acompanhamento médico e a consolidação da rede assistencial".
Com estas medidas, a ULSEDV reafirma "o compromisso com a qualidade, segurança e continuidade dos cuidados de saúde primários, assegurando que todos os cidadãos têm acesso a um médico de família e beneficiam de um acompanhamento personalizado e regular".