População pode telefonar para o 808 231 112 a solicitar ajuda ou reportar problemas. Espaço municipal está a funcionar nos bombeiros.
Corpo do artigo
Desde que o Centro Municipal de Operações de Socorro (CMOS) de Anadia entrou em funcionamento, a 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, já recebeu "uma dúzia de chamadas". Os dados foram avançados, ontem, ao JN, pelo comandante dos bombeiros anadienses, Bruno Almeida, no fim da cerimónia que serviu para formalizar um apoio, no valor de 76 380 euros/anuais, da Câmara à Associação Humanitária dos bombeiros, com vista ao funcionamento daquele serviço no quartel.
Através da linha telefónica do CMOS - a "Anadia Segura" tem o número 808 231 112 e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana - a população fez chegar relatos diversos. "Recebemos chamadas a reportar desde atropelamentos de três javalis numa via rápida; a pedir salvamento de animais, que articulamos com o gabinete médico veterinário; a avisar de quedas de cartazes e árvores na via. Temos conseguido dar respostas num tempo mais curto", revelou o comandante.
O serviço também serve para sinalizar derrocadas/desabamentos, obstrução de vias, danos em condutas, destruição de ninhos de vespas, entre muitas outras situações.
Juntar sinergias
"Por vezes a população não sabe para quem ligar [quando há um problema], tentam a câmara, bombeiros, GNR, não têm a perceção de qual a entidade e horários de expediente e o assunto vai passando de uns para outros até que os casos sejam resolvidos", disse a presidente da Câmara, Teresa Cardoso, explicando que o CMOP pretende "juntar sinergias entre diferentes serviços e criar uma única central telefónica para receber todas as chamadas".
Na prática, a chamada "aciona um piquete que, conforme a situação, articula as respostas com outras entidades", nomeadamente forças de segurança, proteção e socorro, serviços de água e saneamento, gabinete veterinário, entre outros, completa Bruno Almeida.
Para além do apoio financeiro, a autarquia disponibiliza um veículo polivalente e equipamento diverso. Os bombeiros deverão articular-se com as outras entidades.