O Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico (CNRLI), em Silves, no Algarve, acaba de registar a terceira temporada consecutiva em que atinge os 100% de sobrevivência de crias ali nascidas até ao desmame.
Corpo do artigo
No final de 2022 foram estabelecidos seis casais para a temporada de cria de 2023. Apesar de todas terem copulado, apenas três fêmeas tiveram sucesso, obtendo-se um total de oito crias. Todas estão bem, tendo já passado o período de lutas de crias que caracteriza a espécie.
As fêmeas Era e Fresa aparentam ter chegado ao final da sua vida reprodutiva. Apesar de terem copulado não ficaram gestantes, o que aparenta ser normal segundo os dados do programa de conservação Ex Situ do Lince-Ibérico.
Era, fêmea fundadora vinda do meio selvagem já com 15 anos, participou em 13 temporadas de reprodução, tendo produzido um total de 10 crias em cinco ninhadas, sendo que apenas quatro sobreviveram ao desmame. Romã, sua filha, representará a sua linha genética no programa de cria no futuro.
Crias reintroduzidas na natureza
Fresa, de 14 anos, poderá ainda ter mais uma temporada de cria - dependerá da sua condição física e importância genética em 2024. Fêmea afetada pela doença renal crónica que assolou o programa em 2008 e 2009, foi poupada a grande esforço reprodutivo devido à sua situação clínica.
Ainda assim, participou em nove temporadas de cria tendo ficado gestante nas anteriores oito, produzindo um total de 22 crias, 20 das quais sobreviventes - taxa de êxito surpreendente. Dessas, 17 foram reintroduzidas na natureza, um contributo substancial para a recuperação das populações de lince-ibérico em meio selvagem.
Já a fêmea Jabaluna, este ano emparelhada com o macho Galeno, não ficou gestante, mas continuará a sua vida reprodutiva no programa de conservação Ex Situ do Lince-Ibérico. Já teve quatro ninhadas no CNRLI, num total de 13 crias (oito das quais sobreviveram até aos seis meses).
Desde que entrou em funcionamento no final de 2009, nasceram naquele centro de reprodução algarvio 162 crias, das quais 127 sobreviveram até ao desmame e 103 foram introduzidas na natureza.