Um centro escolar com as valências do pré-escolar e do primeiro ciclo, para 75 alunos, e representando um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, vai ser inaugurado na segunda-feira no Espinhal, concelho de Penela.
Corpo do artigo
O Centro Escolar do Espinhal pertence ao Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro e será inaugurado pelo secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, tendo quatro salas do primeiro ciclo, todas equipadas com quadros interativos, e duas do pré-escolar, segundo uma nota da autarquia.
Dispõe ainda de duas salas polivalentes, uma biblioteca, uma sala de informática e uma sala para os professores, um refeitório e uma cozinha, um espaço coberto e um recreio, adianta.
O presidente da Câmara Municipal de Penela, António Alves, disse à agência Lusa que o projeto incluiu a recuperação de uma antiga escola primária, onde funciona a valência de jardim de infância, e a construção de um novo edifício para acolher as salas do primeiro ciclo e os restantes equipamentos.
O empreendimento insere-se "na política do município na área da educação, que começou com a carta educativa" e já está a funcionar desde o início do segundo período letivo, adiantou o autarca.
"O centro escolar resulta da estratégia definida na carta educativa. É um contributo importante para a qualidade da educação no município", salientou António Alves.
Este novo equipamento "será um pólo aglutinador de várias atividades ligadas à educação". Tem uma área total de cerca de 2.470 metros quadrados, dos quais 1.560 correspondem a área coberta, segundo a mesma nota de imprensa.
"É um investimento global de aproximadamente 1.195.48,27 euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 782.922,55 euros", é ainda referido.
Segundo o comunicado da Câmara de Penela, no exterior as crianças poderão desenvolver atividades no âmbito da agricultura na pequena horta pedagógica criada para o efeito pela vizinha Associação Quinta das Pontes.