O Centro de Bem-Estar Animal – Clínica Veterinária (CBEA-CV) será inaugurado formalmente hoje ao final do dia.
Corpo do artigo
A Escola Superior Agrária (ESA) de Ponte de Lima criou o centro de bem-estar animal CBEA-CV com duas vertentes: o ensino de veterinária e a prestação de cuidados a cães e gatos errantes.
A nova valência representa um investimento de cerca de 100 mil euros do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a que pertence a ESA, e já tem protocolo com a Câmara Municipal e uma associação local.
De acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira pelo IPVC, o centro de bem-estar animal "vai complementar a formação da licenciatura em Enfermagem Veterinária e o CTeSP em Cuidados Veterinários, ministrados na ESA". Para além disso, também irá "dar apoio a cães e gatos", conforme protocolado com a autarquia de Ponte de Lima e a Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua.
O CBEA-CV, que será inaugurado formalmente esta quinta-feira, nasce, segundo o mesmo comunicado, para “sustentar o ensino de qualidade e para cumprir uma das missões do IPVC, que passa por servir a comunidade onde se insere”.
A informação disponível no site do município de Ponte de Lima explica que o protocolo com a ESA visa garantir "o acesso a cuidados médicos veterinários urgentes aos animais recolhidos pelos serviços municipais", bem como a esterilização gratuita de gatos errantes, provenientes de colónias.